Normas de submissão

1. As modalidades de propostas aceitas para a submissão ao evento são:

  1. Artigo Completo – apresentação oral (15 minutos);
  2. Resumo Expandido – apresentação oral (15 minutos);
  3. Iniciação Científica/ TCC/Relato de Prática – apresentação em pôster (exposição).

1.1. Critérios para submissão:

  • As propostas devem ser apresentadas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola;
  • Os trabalhos não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento (verifique “propriedades” do arquivo para evitar identificação oculta). No momento da submissão o sistema solicitará os nomes dos autores (não serão aceitas inclusões de autores após a submissão);
  • Cada autor poderá submeter, no máximo, 02 (dois) trabalhos, independente de ser de autoria individual ou em parceria;
  • Cada trabalho inscrito deve ter no máximo até 05 autores/coautores e suas respectivas instituições quando houver referência ou vínculo institucional de pesquisa e/ou ensino;
  • Podem ser submetidos artigos teórico-empíricos ou ensaios teóricos;
  • A inobservância e o não cumprimento de qualquer dos critérios aqui identificados e enumerados, será o suficiente para a exclusão do trabalho enviado na submissão.

1.2. ARTIGO COMPLETO – Conteúdo da primeira página:

  • Título do trabalho (letras maiúsculas apenas nas iniciais do título);
  • Resumo com mínimo de 10 e máximo 15 linhas ou, no máximo, 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único;
  • Início do corpo do texto.

1.2.1. ARTIGO COMPLETO – Observações para formatação:

  1. Título do Trabalho: em negrito e em letras maiúsculas apenas nas iniciais do título, com corpo 14pt, na fonte Times New Roman, com espaçamento entre linhas simples [Solicita-se que o título esteja antecedido por dois pontos quando houver necessidade de explicação ou especificação];
  2. Resumo – Obrigatório com no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras. O Resumo deverá ser apresentado em parágrafo único;
  3. Palavras-chave em no mínimo três e, no máximo, cinco. Expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”;
  4. Abstract – Opcional;
  5. Nº de páginas – Mínimo de 10 (dez) e máximo de 16 (dezesseis) páginas, seguindo o formato apresentado na presente norma para submissão, incluindo ilustrações, referências bibliográficas e notas de final de texto;
  6. Configuração das páginas: A4 (29,7cm x 21 cm) com margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm, O espaçamento entre caracteres, palavras e linhas deverá ser simples;
  7. Editor de texto: Microsoft Word for Windows 6.0 ou posterior, OpenOffice, StarOffice ou BrOffice for Linux. Os trabalhos também poderão ser enviados no formato PDF;
  8. Fonte: Times New Roman, corpo 12pt;
  9. Ilustrações, Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) assegurando a qualidade necessária à visualização e compreensão. Inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas. Título, Textos e Legendas nas Ilustrações, Tabelas e/ou Figuras em fonte Times New Roman, corpo 10pt;
  10. Citações e referências deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas vigentes da ABNT;
  11. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, quando houver mais de um, no final do texto, observando as normas vigentes da ABNT;
  12. NOTAS: Não serão aceitas notas de rodapé. Todas as notas deverão estar incluídas como notas de final de texto.

1.3. RESUMO EXPANDIDO – Conteúdo do Resumo:

  • O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências;
  • O resumo expandido deverá ocupar, no máximo, (4) quatro laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras;
  • O Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único;
  • Abstract – Opcional;
  • “Palavras-chave:” incluindo no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”;
  • A Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras..
  • A Metodologia não deve exceder 1000 (um mil) palavras;
  • Os Resultados e Discussões devem conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras;
  • As Conclusões não devem exceder 200 (duzentas) palavras. 

1.3.1 RESUMO EXPANDIDO – Observações para formatação:

  1. Título do Trabalho: em negrito e em letras maiúsculas apenas nas iniciais do título, com corpo 14pt, na fonte Times New Roman, com espaçamento entre linhas simples [Solicita-se que o título esteja antecedido por dois pontos quando houver necessidade de explicação ou especificação];
  2. Nº de páginas – (04) quatro páginas, seguindo o formato apresentado na presente norma para submissão, incluindo ilustrações, referências bibliográficas e notas de final de texto;
  3. Configuração das páginas: A4 (29,7cm x 21 cm) com margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm, O espaçamento entre caracteres, palavras e linhas deverá ser simples;
  4. Editor de texto: Microsoft Word for Windows 6.0 ou posterior, OpenOffice, StarOffice ou BrOffice for Linux. Os trabalhos também poderão ser enviados no formato PDF;
  5. Fonte: Times New Roman, corpo 12pt;
  6. Ilustrações, Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) assegurando a qualidade necessária à visualização e compreensão. Inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas. Título, Textos e Legendas nas Ilustrações, Tabelas e/ou Figuras em fonte Times New Roman, corpo 10pt;
  7. Citações e referências deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas vigentes da ABNT;
  8. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, quando houver mais de um, no final do texto, observando as normas vigentes da ABNT;
  9. NOTAS: Não serão aceitas notas de rodapé. Todas as notas deverão estar incluídas como notas de final de texto.

1.4. APRESENTAÇÃO EM PÔSTER – Observações para formatação:

  1. Os trabalhos em forma de Pôster deverão ser apresentados em painéis no tamanho 90 cm x 120 cm, sendo o maior comprimento na vertical, formato “retrato”;
  2. Os trabalhos selecionados como pôsteres, também deverão apresentar a parte escrita para avaliação, na forma de “RESUMO EXPANDIDO”, conforme apresentado nos itens 1.3 e 1.3.1 da presente Norma de Submissão;
  3. O pôster deverá apresentar os tópicos de identificação e estruturais (introdução, objetivo, método, resultados; conclusão e palavras-chave);
  4. Não será necessário colocar as referências do trabalho no pôster, apenas no resumo escrito;
  5. Margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster, sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação de título e uma faixa de igual tamanho (5 cm) a partir da margem inferior, para a identificação dos autores, instituições de apoio e endereço;
  6. Os pôsteres deverão ser impressos em polipropileno ou similar, sem dobras. Deverão ser utilizadas canaletas rígidas nas bordas superior e inferior, permitindo o enrolamento e a fixação em paredes ou painéis rígidos (displays);
  7. Não será permitida a apresentação de trabalhos colados sobre base rígida como madeira compensada, isopor, papelão ou material semelhante;
  8. A estrutura de apresentação deverá ser definida por no máximo três colunas, onde serão distribuídas as partes escrita e/ou figuras;
  9. Qualquer texto existente deverá ser claro, porém resumido às informações essenciais.
  10. A apresentação do pôster dispensa a apresentação oral;
  11. Os pôsteres não serão publicados nos anais. Uma vez selecionado o pôster, seu autor poderá enviar a versão do artigo completo, referente a exposição, para efeito de publicação (versão artigo completo, observando os itens 1.2 e 1.2.1 da presente norma de submissão);
  12. Durante o evento, os pôsteres selecionados ficarão em exposição permanente nos painéis expositores e, em sessões e horários determinados para apresentação verbal dos seus autores.